logo-autarquia

A obter dados...

O Projeto de Cidadania «É preciso que Saibas»

O Projeto de Cidadania «É preciso que Saibas»


O Projeto de Cidadania «É preciso que Saibas», inicia-se este ano, sob a temática “Homenagem aos Presos Políticos, do Estado Novo, da Freguesia de Brasfemes”.

Foi oficialmente apresentado, pela primeira vez, na 4ª sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Brasfemes, no dia 28 de dezembro de 2022.

O título do poema «É Preciso que saibas», de autoria do poeta neorrealista, professor e antifascista, Joaquim Namorado (que esteve preso com Mário Campos e José Mendes da Costa Serra), deu origem ao nome do projeto.

Serão homenageados os Presos Políticos (já falecidos):

 

António Fernandes Batista

(13.09.1907/12.08.1995) - marinheiro Tarrafalista que participou na Revolta dos Marinheiros/Motim dos Barcos do Tejo (1º Artilheiro do "Bartolomeu Dias"), de 8 de setembro de 1936;

 

Lourenço Mário de Campos Abranches

(10.07.1892/21.01.1987) - colaborador decano do Jornal centenário O Despertar e um dos fundadores da Associação Cultural de Vilarinho;

 

José Mendes da Costa Serra

(10.07.1935/01.03.2007) - o bate-chapas, que em finais de 1963 viu-se forçado a emigrar, primeiro para Moçambique, poucos meses depois, para África do Sul (1964).

 

A Homenagem será prestada através da realização de 3 iniciativas, nomeadamente, exposição, marcha e tertúlia.

  • A Exposição inicia-se no próximo dia 25 de Abril de 2023, na Associação Cultural de Vilarinho, por ocasião das Comemorações do 25 de Abril (Revolução dos Cravos). E, depois, em inícios de junho, decorrerá em Brasfemes, na associação juvenil, Centro de Recreio e Animação Cultural de Brasfemes;
  • A Marcha pelo 1º de Maio “Brasfemes diz Viva a Liberdade” - Evocação da participação da freguesia de Brasfemes na Manifestação do 1º de Maio de 1974, em Coimbra;
  • ATertúlia “Têm a Palavra… a família (e amigos)”, realiza-se no dia 8 de junho – por ocasião das comemorações do Dia da Freguesia (Brasfemes).
A presente homenagem é promovida por cidadãos fregueses de Brasfemes e conta com o apoio das associações culturais locais da freguesia (Ce.Re.A.C. Brasfemes e ACV), da URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses e da Câmara Municipal de Coimbra.
 
Vamos partilhar, histórias e memórias da freguesia de Brasfemes.
 
Vamos resgatar factos históricos e saber o que custou a nossa liberdade e democracia.

 

Por: Vitália Santos

Publicado por: Freguesia de Brasfemes

Publicado em: 15-04-2023