logo-autarquia

A obter dados...

Hoje é o Dia da Freguesia de Brasfemes


Hoje é o Dia da Freguesia de Brasfemes

Eleições Presidenciais de 1958

As eleições realizaram-se no dia 8 de Junho de 1958 e tiveram lugar na sede da Junta, num primeiro andar improvisado, no Quartel dos Bombeiros, no topo nascente da Escola. Era um tabuado, com frinchas largas, ao qual se acedia por umas escadas laterais.

Por baixo dessas escadas existia uma abertura, que vazava a parede, onde estava colocado o telefone de manivela, com o nº 7417, para utilização de Bombeiros e Escola.

O acto teve grande afluência e decorreu sem incidentes. A mesa era presidida por Evaristo Pacheco e, um dos escrutinadores, era Joaquim Carlos da Cunha também conhecido por Joaquim Onofre.

Findo o acto iniciou-se a contagem dos votos, à qual se podia assistir a uma distância conveniente. O escrutinador, vai tirando da urna as tiras de papel e, pausadamente, vai dizendo:

"Tomaz...Tomaz... Tomaz...."

Aquela cantilena não estava a agradar aos assistentes que se entreolhavam incrédulos. Mais afoito, o Chiquito da Sinceira, operário na Cesol e tocador de saxofone, desliza sorrateiramente para trás do escrutinador e, a mais um Tomaz, exclama:

" Alto...Há trafulhice..."

A mesa ficou "acagaçada", houve burburinho, ameaças de se chamar a GNR e, depois de serenados os ânimos, a contagem prosseguiu, agora com outra música:

"Delgado...Delgado...Delgado..."

O General ganhou na freguesia de Brasfemes.

 

Texto de Américo Marques Quadros

Publicado por: Freguesia de Brasfemes

Publicado em: 08-06-2023