logo-autarquia

A obter dados...

Dia da Freguesia de Brasfemes - COVID-19


"Estamos em 8 de Junho de 1958, eleições ditas “livres”, o povo de Brasfemes não tem medo ou não sejam eles apoiantes do General Sem Medo. Humberto Delgado ganha as eleições em Brasfemes, é a “única freguesia das redondezas” que não tem medo e é opositora ao regime de então, a PIDE é chamada para apanhar estes homens que fazem a diferença. Têm que fugir, escondem-se. Qual foi o crime? Não “deixam” que a contagem dos votos seja enganosa como foi em tantas, tantas mesas de voto por esse país fora, gritaram Liberdade e… tiveram que esperar até Abril de 1974.

No regresso a casa com o medo no coração, o medo de serem perseguidos, o medo de represálias, mas não aconteceu o que tanto temiam, valeram-lhes as pessoas conhecidas e que estavam mais próximos do sistema vigente, pessoas que tinham consideração por estes homens e pelas suas famílias. Era um grupo formado por Srs. António Ferreira (“lhega”) e o irmão Evaristo, Licinio Gomes, Fernando Ferreira (“Ferreirita”/ ”avec”), Francisco Emidio (“Chiquito”), José Mendes Serra, entre outros.

É por estes homens e por esta vontade de querer mudar o que está errado, que o dia 8 de Junho foi escolhido para ser o Dia da Freguesia de Brasfemes...."

... "Ao décimo dia do mês de maio do ano de 2002... reuniu em Sessão Extraordinária , na sede da Junta de Freguesia ... com a seguinte ordem de trabalhos: ...Ponto 2 - Instituição do Dia da Freguesia..." por lapso na proposta então apresentada pelo Executivo da Junta de Freguesia neste dia instituiu-se o dia 9 de junho.

Hoje não podemos festejar, festejemos todos de forma diferente partilhando imagens da nossa bela e encantada Freguesia...

Publicado por: Freguesia de Brasfemes

Publicado em: 08-06-2020